São Paulo, terça-feira, 05 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÃO NOS EUA

Porta-voz de democrata responde à acusação do presidente afirmando que o republicano está fora da realidade

Kerry é ameaça à paz mundial, diz Bush

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, disse que John Kerry é uma "ameaça à paz mundial", reforçando o foco na guerra ao terror e deixando em segundo plano questões domésticas.
A Casa Branca anunciou que a programação de Bush será ajustada para responder aos ataques do candidato democrata nas últimas semanas da campanha. O debate teve como temas principais a política externa e a segurança interna.
"As políticas do meu oponente são perigosas para a paz mundial", disse Bush, no Estado de Iowa, onde ele perdeu por 4.144 votos em 2000. "Se forem implantadas, não farão este mundo mais pacífico, mas mais perigoso."
A resposta de Kerry foi dada por seu porta-voz Phil Singer: "Se Bush acha que os planos de Kerry para fortalecer os militares, construir alianças e implantar as reformas propostas pela comissão do 11 de Setembro deixarão o mundo mais perigoso, ele está mais fora da realidade do que demonstrou no debate da outra noite".

Sombra de 2000
Kerry acusou anteontem os republicanos de impedir a inscrição de novos eleitores em Estados onde a disputa está apertada, repetindo uma acusação feita em 2000, quando Bush saiu vitorioso após conturbada eleição.
"Nos Estados com a disputa mais acirrada, estamos ouvindo histórias sobre como as pessoas estão tornando mais difícil entrar com um pedido de extensão de prazo ou mesmo para se registrar", disse Kerry, em discurso para uma platéia entusiasmada formada por eleitores negros, em Cleveland (Estado de Ohio).
"As falsas acusações de Kerry sobre intimidação de eleitores não tem fundamento", disse o porta-voz republicano Steve Schmidt.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ásia: Camboja julgará líderes do Khmer Vermelho
Próximo Texto: Melhora imagem de democrata, indica pesquisa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.