São Paulo, terça-feira, 06 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FRONTEIRA

Guerrilha colombiana se reuniria em Manaus

Líder das Farc visitou o Brasil no ano passado, afirma "El Tiempo"

DA REDAÇÃO

Citando fontes anônimas da inteligência militar colombiana, o jornal "El Tiempo" informou ontem que há evidências de que um dos principais líderes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), Raúl Reyes, esteve no Brasil no ano passado. A guerrilha terrorista de esquerda estaria organizando um encontro em Manaus.
"As operações técnicas da inteligência revelam que Raúl Reyes, membro do Secretariado das Farc [órgão máximo da organização] transitou nos últimos meses no Brasil. Há provas de que ele tenha passado por Manaus e outras localidades do país", diz a fonte citada pelo jornal colombiano. À Folha, um representante das Farc no Brasil negou a informação.
Também haveria relatos de que duas outras importantes lideranças das Farc, José Antonio Losada e Fabián Ramírez, estão na Venezuela neste momento.
Na última sexta-feira, a polícia equatoriana prendeu Simón Trinidad, ex-negociador das Farc.
Segundo o "El Tiempo", Quito era uma escala de Trinidad para participar de uma cúpula secreta da guerrilha em Manaus.
O governo do presidente Álvaro Uribe considera esta a mais importante prisão de um líder das Farc desde o início da insurgência, há 40 anos. O informante teria recebido US$ 800 mil de autoridades colombianas.
Em entrevista divulgada ontem, no entanto, Reyes negou que Trinidad fosse da cúpula. "Não é certo que Simón seja membro do Estado Maior Central nem de seu Secretariado", disse Reyes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Boliviano exige prova "em 48 horas"
Próximo Texto: Terror: União Européia é alvo de mais três cartas-bombas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.