São Paulo, #!L#Domingo, 06 de Fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Distrito operário decadente é reduto de Haider

do enviado especial

Localizado dez quilômetros ao norte de Viena, o distrito operário de Florisdorf é um dos principais redutos do Partido da Liberdade.
Na eleição de outubro, a legenda de extrema direita teve quase 40% do total de votos no distrito, ficando em primeiro lugar.
Fábricas decadentes em todo lugar, desemprego na casa dos 8% (quase o dobro da média nacional) e até a presença de alguns mendigos nas ruas, algo inexistente no centro de Viena, ajudam a entender a popularidade do partido extremista no local.
"Tenho 56 anos e, nesta idade, não consigo mais emprego", diz o ex-metalúrgico Jon Mallina.
"Pelo menos consigo alguns trabalhos temporários, mas vários ex-colegas meus desistiram", diz.
Ele afirma que, com a chegada do novo governo, tem motivo para voltar a se animar. "Pior do que a atual situação não dá para ficar. Joerg Haider pelo menos é uma pessoa cheia de idéias", diz.
Heil Stephan, 45, que ainda trabalha como metalúrgico em uma fábrica de acessórios para carros, afirma que vive "eternamente preocupado" com seu emprego.
Eleitor do Partido da Liberdade, ele diz que não se preocupa com as declarações de Haider elogiando realizações do governo nazista de Adolf Hitler na Alemanha.
"Haider está certo em falar bem da política econômica do nazismo. Hitler criou empregos, resgatou a Alemanha de uma crise dramática", afirma Stephan.
O estudante Orland Saetler, 26, diz que apóia o Partido da Liberdade porque "está na hora de acabar com a bagunça na Áustria".
"Acho que estamos no limite de nossa capacidade de absorver estrangeiros. Todos só têm a ganhar com regras mais rígidas. Os imigrantes que já estão aqui precisam de garantias de que terão condições de viver bem", afirma.



Texto Anterior: Áustria: Haider faz ameaça à União Européia
Próximo Texto: Alerta: Fantasma da extrema direita ressurge contra imigrantes e União Européia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.