UOL


São Paulo, quinta-feira, 06 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraque está cumprindo sua obrigação, diz Blix

DA REDAÇÃO

O chefe dos inspetores de armas da ONU, o sueco Hans Blix, disse que o Iraque está cumprindo as suas obrigações de se desarmar, cooperando com as inspeções da ONU. Segundo ele, a destruição dos mísseis Al Samoud "é um desarmamento real".
A declaração foi feita no mesmo dia em que o ditador iraquiano, Saddam Hussein, disse que a destruição dos mísseis "é uma forma de desmoralizar os iraquianos antes de um ataque dos EUA".
Apesar disso, a destruição dos mísseis prosseguiu ontem. Mais nove dos cerca de cem mísseis foram destruídos, elevando o total para 28. Os inspetores da ONU presenciaram a destruição.
Os mísseis Al Samoud possuem um alcance superior ao autorizado por resoluções da ONU.
"Esses mísseis são armas que poderiam ser utilizadas em uma guerra, mas que estão sendo destruídas em larga escala", disse Blix ontem. Amanhã ele apresenta novo relatório à ONU.
Blix acrescentou que sete cientistas iraquianos foram submetidos a entrevistas privadas, nos termos da ONU. Antes eles eram entrevistados com a presença de autoridades iraquianas.
Blix disse, no entanto, que os inspetores estavam céticos sobre a possibilidade de verificar as afirmações iraquianas de que materiais biológicos foram destruídos.
Nas suas declarações, Blix disse não ter como afirmar se as inspeções irão prosseguir durante o verão local. E acrescentou que não tem sido pressionado nem por partidários nem por opositores de uma guerra contra Saddam.
O ditador iraquiano afirmou que, "após eles [os inspetores] não terem encontrado armas de destruição em massa, pois elas não existem, o inimigo começou a se focar em pequenos detalhes, como os mísseis [Al Samoud]".
"Eles fiscalizam Israel? Não. Eles fiscalizam os EUA? Não. Por que eles se focam nesses detalhes? Porque eles pensam que esses pequenos detalhes irão afetar a moral deles", disse Saddam.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Divisão na ONU ajuda Saddam, diz Powell
Próximo Texto: Ataque deve ser dez vezes maior que o de 91
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.