UOL


São Paulo, domingo, 06 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Norte-americanos podem ter sofrido atentado suicida

DA REUTERS

Soldados norte-americanos foram alvo de um ataque suicida ontem, no aeroporto de Bagdá, afirmou um sargento dos marines dos EUA. A notícia não foi confirmada pelo Comando Central.
"A última ordem que recebemos foi: "Houve outro atentado suicida no aeroporto, então fiquem especialmente vigilantes para bloqueios em estradas'", disse o sargento dos fuzileiros navais dos EUA Mark Woodward.
"A ordem foi dada hoje [ontem", então presumo que o ataque tenha sido ontem [anteontem" à noite ou nesta manhã [na manhã de ontem"", afirmou ele.
Woodward, cuja Unidade de Infantaria Mecanizada de Marines estava ontem a sudeste de Bagdá, não tinha informações sobre baixas ou detalhes sobre como teria ocorrido o incidente.
Forças britânicas e norte-americanas estão em estado de alerta elevado para ataques suicidas desde que, em um aparente atentado suicida, um carro-bomba matou três soldados dos EUA, uma mulher grávida e o motorista em um posto perto de Bagdá nesta semana. Quatro soldados norte-americanos morreram na explosão de uma bomba em um posto de controle recentemente.
O ministro da Informação do Iraque, Mohammed Said al Sahaf, ameaçou anteontem realizar atos "não-convencionais" contra norte-americanos. Sahaf disse: "Conduziremos uma espécie de operação de martírio". Autoridades iraquianas frequentemente usam a palavra "martírio" para se referir a ataques suicidas.
Mas o general Victor Renuart afirmou, em entrevista no quartel-general do Comando Central das forças norte-americanas no Qatar, que não tinha conhecimento de nenhum ataque suicida contra norte-americanos no aeroporto. "Ouvi relatos sobre um possível ataque suicida no aeroporto. Tentei verificá-los, mas eles não apareceram em nenhum radar."


Texto Anterior: ATAQUE DO IMPÉRIO
Luta em Bagdá mata mil, dizem EUA

Próximo Texto: Homem-bomba: Iraquiano volta em "missão suicida"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.