São Paulo, quarta, 6 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Divisão da península é herança da Guerra Fria

da Redação

A divisão da Coréia é uma herança da Guerra Fria que surgiu com a vitória dos Aliados na Segunda Guerra Mundial.
A Coréia foi colônia do Japão de 1910 a 1945. Com a derrota japonesa, a URSS ocupou a zona ao norte do paralelo 38, e os EUA, a zona ao sul. A idéia era manter a divisão até que o país estivesse preparado para um governo autônomo e único.
Mas o conflito ideológico entre norte-americanos e soviéticos levou as duas zonas a rumos opostos. Elas não conseguiram chegar a um acordo sobre governo único.
Em 1948, o Norte proclamou a República Popular Democrática da Coréia, marxista, e o Sul criou a República da Coréia, pró-ocidental.
Em 1950, o Norte tentou reunificar o país à força, o que deu início à Guerra da Coréia. Os comunistas invadiram o Sul e estiveram perto da vitória.
O equilíbrio começou quando a URSS boicotou uma sessão do Conselho de Segurança da ONU e não pôde vetar a intervenção ocidental liderada pelos EUA -o que salvou o Sul.
Os EUA contra-atacaram e quase tomaram a península inteira, mas a China enviou sua própria força para ajudar o Norte.
A disputa se estabilizou em torno da linha divisória anterior, em uma guerra de desgaste, enquanto negociações eram mantidas para um cessar-fogo.
O armistício só foi obtido em 1953. Ele fixou uma zona desmilitarizada em torno do paralelo 38, que já servia de fronteira.
Os termos do acordo estabeleciam que as hostilidades estariam suspensas até que houvesse um acordo definitivo de paz que levasse à reunificação da Coréia, o que não ocorreu até hoje.
Os dois países mantêm soldados de prontidão junto à fronteira à espera de uma súbita retomada da guerra. Tiroteios acontecem ocasionalmente.
Há temores de que a Coréia do Norte tenha construído uma bomba nuclear. Não é possível confirmar com segurança esse tipo de informação, já que os comunistas norte-coreanos mantêm o regime mais fechado do mundo.
O Norte também passa por um colapso do seu sistema de produção, levando à fome e ao perigo de uma guerra civil ou uma aventura militar desesperada contra o Sul.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.