São Paulo, sábado, 07 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente não quer lei que alonga mandato

DA ASSOCIATED PRESS

Boris Gryzlov, presidente da Duma, a Câmara Baixa do Parlamento russo, afirmou ontem que o bloco legislativo pró-Kremlin (majoritário) pretende impedir a aprovação de um projeto de lei que visa ampliar para sete anos o mandato do presidente, que hoje é de quatro anos. Vladimir Putin, atual presidente e candidato à reeleição, já se opusera à iniciativa.
O projeto de lei, de autoria de um grupo regional, foi colocado na pauta da Duma só cinco semanas antes da eleição presidencial, marcada para 14 de março. Putin deverá vencer o pleito, já que, segundo pesquisas, conta com o apoio de 80% da população.
Putin terá três adversários na disputa: o deputado comunista Nikolai Kharitonov, Oleg Malyshkin, ex-guarda-costas do ultranacionalista Vladimir Jirinovski, e Serguei Mironov, o presidente da Câmara Alta do Parlamento.
Para analistas, Mironov, que é aliado de Putin, só entrou na disputa para que o presidente não se torne candidato único caso os outros concorrentes a abandonem.


Texto Anterior: Análise: Guerrilha visa atingir Putin
Próximo Texto: Eleição nos EUA: Na defensiva, candidato Bush tenta reagir
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.