São Paulo, sábado, 7 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESEMPREGO
Alemanha e Japão ameaçam EUA
Crise alemã pode ter efeitos globais

da Redação

Os choques entre manifestantes e policiais ocorridos anteontem na Alemanha mostram que o país, a terceira maior economia do mundo, se juntou ao Japão, segunda maior, no clube dos países com sérias dificuldades econômicas.
Analistas acreditam que as crises alemã e japonesa possam produzir efeitos globais, particularmente sobre os EUA.
Por enquanto, os EUA têm suas atenções concentradas no escândalo sexual que envolve a Casa Branca e na possibilidade de um confronto com o Iraque. O país escapou da crise bancária japonesa, mas não se sabe se poderá ter a mesma sorte em caso de agravamento da crise econômica alemã.
As manifestações na Alemanha foram desencadeadas pela divulgação dos números do desemprego de janeiro, 12,6%. As autoridades do país admitem que o número total de desempregados pode ultrapassar 5 milhões em março.
Até há pouco, o alto desemprego estava concentrado na parte oriental do país. Empresas do lado ocidental, porém, têm se transferido para o Leste Europeu.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.