São Paulo, sexta-feira, 07 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA SEM LIMITES

Homem é "testemunha material"

FBI prende advogado americano ligado aos atentados de Madri

DA REDAÇÃO

Um cidadão americano foi preso ontem por agentes do FBI que investigam os atentados de 11 de março em Madri, informaram autoridades policiais dos EUA. Brandon Mayfield vive em Portland (Estado de Oregon) e foi detido sob um mandado de "testemunha material".
É a primeira prisão nos EUA ligada aos ataques a bomba contra trens espanhóis que mataram 191 pessoas e feriram cerca de 2.000.
Segundo a revista "Newsweek", Mayfield é um advogado convertido ao islamismo que teria ligação com um dos seis muçulmanos do Oregon condenados, no ano passado, por vínculo com a Al Qaeda, rede suspeita dos ataques em Madri.
As impressões digitais do advogado foram achadas em provas relacionadas a bombas associadas ao atentado em Madri. Fontes disseram que ele estava sob vigilância permanente do FBI antes de ser detido.
Mandados de "testemunhas materiais", normalmente mantidos em sigilo por um juiz federal, são usados pelo governo dos EUA para deter pessoas suspeitas de terem conhecimento direto sobre um determinado crime ou para obter um tempo extra para investigar a testemunha. O FBI também revistou a casa do homem.
As informações sobre a prisão foram confirmadas à agência de notícias Associated Press por uma autoridade policial americana, que falou sob condição de anonimato e não deu detalhes sobre Mayfield.
Na Espanha, 18 pessoas já foram indiciadas na apuração do caso.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Justiça: Líbia quer fuzilar búlgaras acusadas de espalhar Aids
Próximo Texto: Cuba: EUA planejam intervir na sucessão de Fidel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.