São Paulo, sexta-feira, 07 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Haia apura elo entre ministro e chacina de civis

DO "THE INDEPENDENT"

Investigadores do tribunal de Haia estão na Macedônia conduzindo um inquérito preliminar para uma possível investigação de um crime de guerra que teria sido cometido no país.
Segundo a Human Rights Watch, a polícia macedônia matou seis civis desarmados de etnia albanesa em Ljuboten, no mês passado. A organização vincula o massacre ao ministro do Interior macedônio, Ljube Boskovski.
O ministro foi filmado em Ljuboten no dia em que ocorreram as mortes. A TV macedônia informou que ele, pessoalmente, dirigiu a "operação de segurança". Boskovski nega as acusações da Human Rights Watch. Seu ministério insiste que os homens mortos eram "terroristas", ou seja, membros da guerrilha.
Boskovski é acusado por diversos setores de ter vínculos estreitos com grupos paramilitares. Pouco depois de assumir o Ministério do Interior, três meses atrás, ele distribuiu armas entre civis de etnia macedônia. Disse que estava armando os reservistas da polícia. Para outros setores, estava armando paramilitares.
A Human Rights Watch acusou os monitores da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa de manter silêncio sobre o ocorrido em Ljuboten.


Texto Anterior: Bálcãs: Parlamento macedônio facilita plano de paz
Próximo Texto: Observadores são cruciais, diz líder rebelde
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.