São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TERROR

Bin Laden pode estar vivo, dizem jornais britânicos

DA REDAÇÃO

Um ano após o início da ofensiva americana contra a rede terrorista Al Qaeda no Afeganistão, o seu líder, Osama bin Laden, pode estar vivo, de acordo com reportagens publicadas ontem pelo semanário britânico "The Observer" e pelo "Asharq al-Awsat", jornal árabe editado em Londres, e uma fita divulgada pela rede de TV Al Jazeera.
Segundo o "Observer", uma conversa telefônica interceptada por satélites americanos espiões há menos de um mês indicava que Bin Laden continua vivo e que estaria se encontrando regularmente com o mulá Omar, líder do grupo extremista Taleban, derrubado do poder no Afeganistão pela ação americana.
O "Asharq al-Awsat" cita um ex-chefe do serviço de inteligência saudita, segundo o qual Bin Laden estaria vivo e preparando um ataque surpresa.
"Acredito que ele está vivo e esperando um momento apropriado, que virá de surpresa, como ele fez antes", disse o príncipe Turki al Faisal ao jornal, em referência aos ataques de 11 de setembro do ano passado aos EUA. Bin Laden reconheceu em vídeo participação nos atentados.
A Al Jazeera divulgou uma fita supostamente gravada por Bin Laden na qual ele diz estar planejando mais ataques aos EUA até os americanos "interromperem as agressões aos muçulmanos".
Apesar das informações divulgadas ontem, o presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, disse que Bin Laden "provavelmente morreu", mas que o mulá Omar está vivo. "Ainda que nunca se saiba, ele provavelmente está morto ou muito ferido em algum lugar."


Com agências internacionais

Texto Anterior: Venezuela: Chávez diz ter debelado suposta conspiração
Próximo Texto: Explosão atinge navio no Iêmen
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.