UOL


São Paulo, terça-feira, 07 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiê palestino descarta ação contra terror

DA REDAÇÃO

O premiê palestino, Ahmed Korei, afirmou ontem, no seu primeiro dia oficialmente no cargo, que não pretende enfrentar militarmente os grupos terroristas palestinos. A declaração demonstra que o premiê não vai atender às pressões dos EUA e de Israel.
Horas depois, Raanan Gissin, porta-voz do premiê israelense, Ariel Sharon, disse que o presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina), Iasser Arafat, "está com os dias contados". Israel, segundo ele, apenas não tomou a decisão de "como e quando" o removerá. "Tudo dependerá das circunstâncias."
Um dia depois de Arafat tê-lo apontado como premiê em um gabinete de emergência, Korei, ao ser questionado se vai confrontar os grupos terroristas, afirmou: "Não haverá uma guerra civil. Não haverá lei marcial. Tudo será feito pelo diálogo".
O premiê acrescentou que os palestinos vivem em um estado de caos. "E esse caos precisa ser combatido", afirmou.
A sua nomeação teria dois objetivos: tentar persuadir os grupos terroristas a não atacarem mais Israel; e impedir que Arafat seja expulso dos territórios. Atualmente o líder palestino vive em seu QG em Ramallah (Cisjordânia), de onde é impedido de sair pelos israelenses.
Os EUA estariam dispostos a dar uma chance para que Korei implementasse o plano de paz. Caso Arafat seja expulso, os territórios palestinos podem virar um caos, segundo analistas.
O presidente dos EUA, George W. Bush, pediu que o novo premiê palestino combata mais duramente o terror.

Feridos
Apesar do feriado do Yom Kippur (dia do perdão, principal data do calendário religioso judaico), forças israelenses realizaram ações militares ontem nos territórios palestinos em resposta ao atentado que matou 19 pessoas em Haifa, no sábado. Dois palestinos ficaram feridos.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Soldado de Israel é morto a tiros na fronteira libanesa
Próximo Texto: Estudo mostra fiasco dos EUA no mundo árabe
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.