São Paulo, domingo, 08 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carisma é o trunfo de Alan García

DO ENVIADO ESPECIAL A LIMA

Para os adversários de Alan García, a volta do ex-presidente (1985-1990) à cena política peruana é um dos produtos da derrocada da ruinosa gestão de Alberto Fujimori. Quando García deixou o cargo para Fujimori, eleito pela primeira vez em 1990, o país enfrentava um processo hiperinflacionário aliado a uma grave recessão. Além disso, o país estava assolado pela ação terrorista dos grupos guerrilheiros esquerdistas Sendero Luminoso e Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA).
Mas quem o vê discursando percebe logo que sua reabilitação, depois de ter voltado ao país em janeiro de um exílio de quase nove anos na Colômbia, por causa de processos por corrupção, é o resultado de seu carisma como orador brilhante, capaz de convencer até seu mais ferrenho adversário.
"É um caudilho populista típico", classifica o analista político Rodrigo Montoya.
A carreira política de García começou em 1978, quando foi eleito o mais jovem membro da Assembléia Constituinte, pela esquerdista Aliança Popular Revolucionária Americana (Apra). Com apenas 36 anos foi eleito presidente.
No cargo, adotou diversas medidas de cunho populista. Um dos pontos mais criticados de seu governo foi a decisão, em 1987, de estatizar os bancos, medida que teve alto custo político e econômico. Na atual campanha, García fez o mea culpa e disse ter aprendido com os erros cometidos em seu primeiro governo.
Ele foi um dos políticos peruanos que apoiaram Fujimori contra o escritor Mario Vargas Llosa nas eleições de 1990. O mesmo Fujimori a quem acusaria, depois, de promover uma campanha para desestabilizá-lo. Ela culminou com um processo, em 1992, por enriquecimento ilícito e corrupção, que o levou a deixar o país. A maior parte das acusações contra García prescreveu. Outra parte foi arquivada pela Justiça no início do ano. (RW)


Texto Anterior: Flores nega ligação com Fujimori
Próximo Texto: Novos vídeos geram crise militar no Peru
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.