São Paulo, Sábado, 08 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça a bomba de fragmentação

especial para a Folha

O arsenal da Otan inclui uma variedade de bombas ditas "de fragmentação", isto é, que se dividem em dezenas de outras menores e se espalham por uma larga área.
Elas foram projetadas para causar o maior número possível de baixas entre soldados dispersos no campo de batalha. Seu efeito é devastador em meio a uma concentração de pessoas, como em um mercado ou uma feira livre.
As bombas de fragmentação em senso estrito explodem no solo ou imediatamente sobre ele e lançam fragmentos ao redor, como os bagos de um cacho de uvas.
Uma outra variedade se abre a uma altitude mais alta e espalha os "bagos" por uma superfície maior. Algumas descem devagar com pára-quedas antes de se abrirem. Essas bombas maiores contêm as chamadas "submunições".
O nome em inglês resume como é a bomba: "cluster", isto é, "aglomerado", de outras menores.
Algumas dessas bombas menores podem ser minas explosivas ou de explosão retardada, para dificultar os trabalhos de reparos a instalações e de socorro a feridos.
(RBN)


Texto Anterior: Corpos ficam espalhados pelas ruas
Próximo Texto: Encontro religioso: Líder ortodoxo quer apelo contra a guerra
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.