São Paulo, Sábado, 08 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRISE POLÍTICA
Presidente João Bernardo Vieira, no poder desde 1980, é deposto e está refugiado na embaixada de Portugal
Golpe de Estado mata 100 na Guiné-Bissau

das agências internacionais

O presidente da Guiné-Bissau (ex-colônia de Portugal no oeste da África), João Bernardo Vieira, no poder havia 19 anos, foi deposto ontem por militares rebeldes sob o comando do líder Ansumane Mané, informou a agência portuguesa de notícias "Lusa". Vieira refugiou-se na embaixada de Portugal e até ontem aguardava asilo político do governo português.
No embate entre os rebeldes e as tropas leais a Vieira teriam morrido cerca de cem pessoas, segundo a "Lusa". Entre elas, cerca de 50 morreram quando uma bomba explodiu dentro de uma a igreja.
Dezenas de corpos estariam empilhados no hospital Simão Mendes, na capital do país, Bissau.
As forças rebeldes atacaram a guarda presidencial, composta por 600 homens. A maior parte do Exército, de cerca de 6.000 homens, havia se unido aos rebeldes, com apoio de boa parte da população de 1,1 milhão de habitantes.
O golpe começou na noite de quinta-feira, no centro de Bissau. O presidente fugiu para o Centro Cultural Francês na capital, mas o prédio foi cercado pelos rebeldes e por uma multidão, disse um porta-voz do Ministério da Defesa de Portugal.
"Para impedir derramamento adicional de sangue, o embaixador português foi de carro até o Centro Cultural e resgatou o presidente e sua mulher, que se encontram a salvo em nossa embaixada", afirmou o porta-voz do Ministério da Defesa português.
Segundo a ONU, o secretário-geral Kofi Annan ficou "profundamente desanimado com a situação na Guiné-Bissau".
O presidente deposto, João Bernardo Vieira, lutou contra Portugal pela independência da Guiné-Bissau em 1974 e tomou o poder em 1980, num golpe de Estado, depois legitimado pela primeira eleição multipartidária do país.


Texto Anterior: Brasil evita criticar o Paraguai
Próximo Texto: Reino Unido: Separatismo perde eleição na Escócia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.