São Paulo, segunda-feira, 08 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

BÓSNIA

Líder sérvio é preso por tropas da Otan

Forças de paz da Otan (aliança militar ocidental liderada pelos EUA) prenderam ontem Miroslav Deronjic, principal autoridade da administração civil sérvio-bósnia na cidade de Srebrenica (Bósnia) durante a guerra na região, na primeira metade dos anos 90.
Ele é acusado de envolvimento no massacre de 8.000 muçulmanos bósnios em 1995, em Srebrenica. O massacre é considerado o mais grave na Europa desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-45).
Deronjic foi detido em sua casa em Bratunac, no leste da Bósnia. De acordo com autoridades da Otan, ele deve ser transferido para Haia (Holanda), onde será julgado por crimes contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia.
O líder civil sérvio-bósnio também é acusado de envolvimento na morte de 60 muçulmanos em Glogova, perto de Srebrenica, em 1992.


Texto Anterior: Afeganistão enterra vice-presidente
Próximo Texto: Venezuela: Oposição ainda quer golpe para derrubar Chávez, diz embaixador dos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.