São Paulo, terça-feira, 08 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravação sugere que Bin Laden esteja vivo

DA REDAÇÃO

Os serviços de inteligência dos EUA dizem ter interceptado uma conversa telefônica do líder do Taleban, mulá Omar, em que ele afirma que Osama bin Laden está vivo e planejando novas ações.
Segundo os EUA, Omar teria dito a seu antigo premiê Maulvi Abdul Kabir, que Bin Laden e o egípcio Ayman al Zawari estavam com muito dinheiro e fariam algo para mudar o cenário do Afeganistão nos próximos 45 dias.
"Estamos recebendo muita ajuda financeira", teria dito Omar, sem, porém, indicar de onde teria vindo o dinheiro.
Washington crê que essa possa ser uma prova cabal de que Bin Laden estaria vivo e viajando com seu braço direito, Al Zawari.
As notícias dessa conversa vêm pouco depois de a rede de TV Al Jazeera, do Qatar, ter divulgado uma fita em que a uma pessoa, supostamente Bin Laden, dizia que "os jovens de Deus" estão planejando mais ataques aos EUA.
A data dessa fita, porém, não foi revelada. A identidade de Bin Laden também não pôde ser atestada por fontes independentes.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Ásia Central: Ação dos EUA no Afeganistão faz 1 ano e não tem prazo para acabar
Próximo Texto: Rumo à Guerra: Bush discursa por apoio a ataque ao Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.