São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região do Sinai atrai turistas israelenses

DA REDAÇÃO

A península do Sinai, onde ocorreram os ataques de ontem, foi ocupada por Israel em 1967. Sua devolução ao Egito ocorreu em 1982, após os acordos de paz de três anos antes. Taba, porém, apenas foi devolvida em 1989.
Mesmo após retornar às mãos do Egito, milhares de israelenses continuaram freqüentando as praias e os resorts da região -muitos desses empreendimentos foram alavancados pelo governo de Israel nos anos 70.
Taba é a cidade onde se localiza o posto fronteiriço usado pelos israelenses para ingressarem no Egito. Do outro lado, fica Eilat, que também faz fronteira com Ácaba, na Jordânia.
Justamente no hotel Hilton de Taba, foram realizadas as fracassadas negociações de paz envolvendo palestinos e israelenses no início de 2001.
Nueiba e Ras al-Sultan são dois dos destinos preferidos dos israelenses no mar Vermelho, região conhecida por ser um dos melhores lugares do mundo para a prática de mergulho.
De Nueiba, partem os barcos que fazem a ligação marítima do Egito com a Jordânia. Além disso, das praias de Nueiba, é possível avistar do outro lado o litoral saudita. (GUSTAVO CHACRA)


Texto Anterior: Ataque triplo mata 35 em resorts no Egito
Próximo Texto: Locais turísticos têm sido alvo constante do terrorismo islâmico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.