São Paulo, sexta-feira, 08 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NORUEGA

El Baradei e agência da ONU estão entre os favoritos para receber o Nobel da Paz
O presidente da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês), Mohamed El Baradei, e a própria agência, uma ambientalista queniana e um ativista antinuclear russo disputam o Prêmio Nobel da Paz de 2004.
O vencedor, que será anunciado hoje, em Oslo, pelo chefe da comissão norueguesa, Ole Danbolt Mjoes, receberá mais de US$ 1,3 milhão. O presidente da AIEA, o egípcio El Baradei, é o mais cotado a levar o prêmio por causa de sua luta para manter as armas nucleares longe do alcance de terroristas.
"Ao premiar a IAEA e El Baradei, estaremos também homenageando outros candidatos do atual cenário político", disse o pesquisador Esper Barth Eide, do Instituto de Relações Internacionais norueguês. A deputada queniana e ambientalista Wangari Mathai e o russo Alexander Nikitin, que vazou detalhes sobre programas nucleares, também foram indicados.


Texto Anterior: Panorâmica - Ásia: Para conter terrorismo, Paquistão impõe proibição a eventos políticos e religiosos
Próximo Texto: Vaticano: Comunismo foi "mal necessário", diz papa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.