São Paulo, sábado, 08 de dezembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA dizem ignorar o paradeiro de Omar e Bin Laden

DA REDAÇÃO

Apesar de suas vitórias no Afeganistão, os EUA não sabem o paradeiro do líder do Taleban, o mulá Mohamad Omar, e de Osama bin Laden, responsabilizado pelos EUA pelos atentados de 11 de setembro, disse ontem o general Tommy Franks, comandante das operações no Afeganistão.
"Simplesmente não sabemos onde ele [Omar" está agora, mas isso não significa que ele tenha desaparecido", afirmou Franks. "Relatórios de serviços de inteligência diferem sobre onde estão os principais líderes [da Al Qaeda". Não tenho certeza de que saiba onde Bin Laden está agora."
Forças norte-americanas estão trabalhando com aliados anti-Taleban para evitar que combatentes do Taleban e da Al Qaeda fujam da área, disse o general.
Relatos de Candahar sugerem que Omar tenha fugido enquanto forças do Taleban se rendiam na cidade. A agência de notícias afegã "AIP", ligada ao Taleban, disse que Omar não encontrou resistência quando deixou a cidade.
"O mulá Omar desapareceu de Candahar e não se sabe para onde ele foi", afirmou Haji Bashar, um ex-comandante mujahidin, à "AIP", de Candahar, por telefone.
Mais cedo, o porta-voz da coalizão de combate ao terrorismo em Islamabad, Kenton Keith, dissera que Omar estava em Candahar.
"As forças de oposição estão perto dele, e podemos esperar que, em um período razoável, ele esteja nas mãos da oposição."
Segundo Keith, a coalizão espera que as forças de oposição cooperem "para levá-lo à Justiça".
De fato, Hamid Karzai, chefe do futuro governo interino do Afeganistão, voltou atrás em sua oferta de anteontem de garantir segurança ao líder do Taleban caso ele condenasse o terrorismo publicamente e disse que Omar terá de se submeter a julgamento.
"Ele não fez nenhuma declaração se arrependendo do que fez. Ele precisa ser submetido a julgamento", afirmou Karzai ontem, aparentemente para evitar um confronto com os EUA, que exigem a prisão de Omar.

Bin Laden
Forças de oposição ao Taleban disseram ontem que tomaram a principal base da Al Qaeda na área de Tora Bora, mas não encontraram Bin Laden.
"A última e principal base de Osama em Tora Bora foi capturada ontem [anteontem" à noite, disse Mohammad Habeel, porta-voz da Aliança do Norte. "Tomamos quase toda a região de Tora Bora e as principais cavernas."
Ele afirmou que famílias árabes haviam sido capturadas. "Osama não estava em Tora Bora nos últimos dias e, se estava, provavelmente já fugiu para o Paquistão."


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: Bush quer evitar erro do pai
Próximo Texto: "Osama foi visto ontem", alega comandante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.