UOL


São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientista pede à Unesco para salvar relíquias

DA REDAÇÃO

Pesquisadores de universidades do mundo inteiro devem encaminhar hoje à Unesco um abaixo-assinado pedindo proteção especial ao patrimônio cultural do Iraque no pós-guerra.
Os cientistas, liderados por, Kathryn Slanski, da Universidade Yale (EUA), querem evitar a destruição de sítios, monumentos e museus pelos bombardeios e sua pilhagem, como aconteceu no final da Guerra do Golfo, em 1991 quando 4.000 artefatos sumiram do país.
O abaixo-assinado pede proteção aos pesquisadores iraquianos que tentam proteger as coleções de antiguidades, que os militares e o pessoal de ajuda humanitária sejam instruídos sobre as consequências de retirar antiguidades do país, que os cientistas hoje encarregados de museus e projetos arqueológicos sejam mantidos em seus postos e que o governo do pós-guerra trabalhe no restauro do patrimônio e na prisão de contrabandistas de relíquias.
Até agora, uma universidade medieval, três museus e vários sítios arqueológicos já foram bombardeados. Ontem, combates violentos foram travados em Hilla, cidade a 10 km das ruínas de Babilônia.(CLAUDIO ANGELO)


Texto Anterior: Britânicos formam governo em Basra
Próximo Texto: EUA retardam avanço de curdos sobre Kirkuk
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.