UOL


São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravação atribuída a Bin Laden pede ataques suicidas no Iraque

DA REDAÇÃO

Uma fita cassete com 27 minutos de áudio divulgada ontem mostra uma voz atribuída ao líder terrorista Osama bin Laden, que reivindicou o planejamento dos atentados de 11 de setembro de 2001 contra os EUA, convocando os muçulmanos a realizarem ataques suicidas contra as tropas da coalizão anglo-americana em ação no Iraque. Não foi possível certificar a legitimidade da fita nem a data em que ela foi feita.
O cassete foi entregue para a agência Associated Press no Paquistão por um argelino identificado como Aadil e alegou ter ligações com Bin Laden, foragido desde o ataque dos EUA ao Afeganistão, em 2001. A fita teria sido gravada no Afeganistão.
A mensagem defende uma "guerra santa" como "única solução". "Unam-se contra [o presidente americano George W.] Bush e [o primeiro-ministro britânico Tony] Blair e os derrotem com ataques suicidas", diz a voz. "A América atacou o Iraque e atacará o Irã, a Arábia Saudita, o Egito e o Sudão."
A voz também defende o ataque a governos árabes que apóiam a coalizão. "Um dos escravos da América é [o presidente afegão Hamid] Karzai, porque ele apóia os não-muçulmanos. Paquistão, Bahrein, Kuait e Arábia Saudita também são agentes da América."
Desde o início da guerra no Iraque, em 20 de março, sete soldados americanos morreram em dois atentados suicidas. Bagdá alega que mais de 4.000 candidatos a "mártires" teriam entrado no país para combater a coalizão.


Com informações da Associated Press


Texto Anterior: Busca por armas químicas só tem alarmes falsos
Próximo Texto: ONU será "vital", dizem Bush e Blair
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.