São Paulo, terça, 9 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROTESTO
Guerrilha vai criar braço político
Zapatistas marcham até Cidade do México

das agências internacionais

Uma marcha de indígenas mexicanos sai hoje de San Cristóbal de las Casas, em Chiapas (sul do país), em direção à Cidade do México (capital).
Lá, será criada a Frente Zapatista de Libertação Nacional, uma espécie de braço político da guerrilha zapatista.
Os participantes reivindicam que o governo cumpra acordos acertados em fevereiro de 1996 que possibilitariam maior autonomia às comunidades indígenas. Eles também pedem a desmilitarização de Chiapas.
Segundo a agência "France Presse", a marcha reúne 1.111 indígenas -um por cada comunidade que apóia a guerrilha Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN). A chegada está prevista para sexta-feira.
O protesto ocorre 18 meses após o EZLN suspender diálogo com o governo, que não enviou os acordos ao Congresso para que fossem incorporados à Constituição.
A marcha fará atos públicos nos Estados de Oaxaca, Morelos e Puebla. O número de participantes deve crescer durante o trajeto.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.