São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Morales muda comando de cinco ministérios, incluindo Energia

Novo responsável por hidrocarbonetos é de Santa Cruz, governada por opositor

DA ENVIADA A TARIJA

Em meio à crise política, o presidente da Bolívia, Evo Morales, mudou ontem o comando de cinco pastas, incluindo o estratégico Ministério de Hidrocarbonetos e Energia.
O novo titular será Saúl Ávalos, em substituição a Carlos Villegas, que foi realocado no Ministério de Planejamento. Ávalos, dirigente do governista MAS (Movimento ao Socialismo) e natural de Santa Cruz, será o terceiro a ocupar o posto sob Morales. As trocas no setor são acompanhadas de perto por Brasília, em constante negociação com La Paz.
Ávalos foi interventor da nacionalizada Companhia Logística de Hidrocarbonetos Boliviana (CLHB), sua única experiência na área. É mais conhecido por sua relação com movimentos sociais do leste, região governada pela oposição.
As outras pastas mudadas foram Saúde, Desenvolvimento Rural e Produção e Microempresas. Morales empossou os novos ministros cobrando ênfase no planejamento a longo prazo, em coordenação com os governadores, um horizonte que parece distante.
O clima acirrou-se depois de 10 de agosto, quando Morales, confirmado no cargo com 67,4% dos votos, passou a impulsionar a aprovação em referendo da nova Carta, rejeitada pelos governadores opositores, também ratificados.
(FM)



Texto Anterior: Líder de bloqueio rodoviário ameaça invadir campos
Próximo Texto: Rússia promete deixar Geórgia em um mês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.