São Paulo, Sábado, 09 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIA teve atuação em assassinato que virou filme de Costa-Gavras

das agências internacionais

Os serviços de inteligência dos EUA desempenharam um papel ao menos indireto no assassinato do norte-americano Charles Horman por forças de segurança do Chile em setembro de 73. O caso inspirou o filme "Missing, o Desaparecido", de 1982, dirigido por Costa-Gavras e estrelado por Jack Lemmon e Sissy Spacek.
Horman era um jornalista free-lancer que trabalhava no Chile quando ocorreu o golpe de Estado e foi assassinado, provavelmente por suas posições políticas, nos dias seguintes à derrubada do presidente Salvador Allende.
A comprovação se deu nos documentos que a CIA (central de inteligência dos EUA) liberou ontem. "No melhor dos casos, o papel da CIA se limitou a confirmar as informações que motivaram o assassinato de Horman", revelam os documentos.
"No pior, a inteligência norte-americana sabia que o governo do Chile considerava Horman como um caso sério e não fez nada para desencorajar o desenlace lógico da paranóia chilena."
Mais de mil documentos foram retirados da classificação de secretos pelos EUA e cobrem principalmente o período anterior ao golpe no Chile (1968-73).
O filme de Costa-Gavras, no qual Lemmon interpreta o pai do jornalista desaparecido, sugere que Horman tinha provas do envolvimento dos EUA no golpe.
Entidades de defesa dos direitos civis acusam a CIA de não liberar documentos que comprometeriam os EUA na preparação do golpe militar.
Peter Kornbluh, da organização independente National Security Archive, ligado à Universidade George Washington, deplorou não haver documentos que incluíssem a participação dos EUA no golpe militar chileno.



Texto Anterior: Brasil: Chanceler não comenta decisão britânica
Próximo Texto: Repercussão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.