São Paulo, Sábado, 09 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

Roberto Campos, economista e diplomata, foi ministro do Planejamento no governo Castello Branco - "A Espanha tem um passado sujo em sua guerra civil, que ainda não foi passado a limpo. A comunidade internacional não tem moral para julgar Pinochet enquanto presta homenagens a Fidel Castro, responsável por muito mais mortes. É um verdadeiro absurdo."

José Genoino, líder do PT na Câmara - "A resolução que se deu em Londres é muito importante na luta contra a impunidade, num momento especial em que começam a ressurgir idéias fascistas e neonazistas pelo mundo."

Mary Robinson, comissária de direitos humanos das Nações Unidas - "Os sobreviventes de abusos de direitos humanos do mundo podem se sentir aliviados ao saber que a impunidade por torturas e outras violações não é mais norma, incluindo quando os responsáveis são os mais altos representantes do Estado".

Ariel Dorfman, dramaturgo chileno, exilado do Chile depois do golpe de Pinochet - "É uma vitória para a humanidade. A Justiça britânica e a espanhola estão fazendo o que a Justiça chilena não pôde fazer por problemas políticos."

Bill Clinton, presidente dos EUA - "Os governos dos países envolvidos estão seguindo seus próprios sistema legais, apoiamos esses processos legais. Em defesa do povo do Chile, é preciso dizer que ele está deixando para trás a ditadura de Pinochet e resolvendo os problemas de sua transição interna para a democracia parlamentar."

Lucía Pinochet, filha mais velha do ex-ditador - "Foi uma decisão muito injusta e cruel para com ele. Meu pai entrou no Reino Unido como convidado, pela porta da frente. No fundo, ele foi vítima de uma armadilha."

Rafael Villarroel, general e ex-vice-comandante do Exército do Chile, sob Pinochet - "Como soldado, sinto-me afetado por essa decisão diretamente na alma. Foi um fracasso de nossa defesa no Reino Unido. Realmente é uma clara resolução política."


Texto Anterior: CIA teve atuação em assassinato que virou filme de Costa-Gavras
Próximo Texto: Conflito na Rússia: Tchetchênia pede mediação da Otan
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.