UOL


São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AFEGANISTÃO

Choques entre grupos rivais matam até 60

DA REDAÇÃO

Duas tribos leais ao presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, se enfrentaram no norte do país ontem. Segundo o comandante de um dos lados envolvidos no confronto, cerca de 60 pessoas morreram. O adversário afirma que apenas três foram mortos. Não há confirmação independente de nenhum dos dois números.
Integrantes da facção Jamiat-e-Islami, comandada pelo líder tribal Atta Mohammed, afirmaram que homens armados sob o comando do líder uzbeque Abdul Rachid Dostum atacaram a cidade de Mazar-e-Sharif. Nos choques, 60 teriam morrido. Os confrontos prosseguiam.
Já porta-vozes de Dostum afirmaram que homens armados leais a Atta armaram uma emboscada e mataram três pessoas. A luta entre os dois lados, dizem os aliados de Dostum, já se encerrou.
As duas facções rivais têm se enfrentado constantemente nos últimos dois anos.
O confronto aconteceu no mesmo dia em que Karzai assinou com a ONU um acordo para iniciar o desarmamento de líderes tribais por todo o país.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Colômbia: Atentado terrorista em Bogotá mata 6
Próximo Texto: Iraque oupado: Casa Branca ignorou Rumsfeld ao mudar administração iraquiana
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.