São Paulo, terça-feira, 10 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MILAGRE NA TURQUIA

"Água, água", foram as palavras da sobrevivente a soterramento

Mulher é achada viva após 7 dias

Agência Cihan/Reuters
Após sete dias, Yasemin Yaprakci, 24, sorri ao ser tirada das ruínas de um prédio em Konya


DA REDAÇÃO

Uma mulher foi socorrida ontem com vida após permanecer sete dias sob os escombros de um prédio de 11 andares que desabou na Turquia na segunda-feira da semana passada, matando pelo menos 89 pessoas. "Não se preocupem, estou bem", disse Yasemin Yaprakci, 24, ao ser retirada numa maca.
Quando foi resgatada, Yaprakci sofria de hemorragia interna, gangrena e tinha várias costelas quebradas. "Sua condição geral não é muito boa", disse Riza Saribabicci, médica-chefe do hospital de Konya (centro da Turquia).
"Água, água", foram suas primeiras palavras, segundo o socorrista que a encontrou. "Tirem-me daqui, e eu os convidarei a tomar chá", disse depois.
O marido de Yaprakci e a filha pequena do casal haviam sobrevivido ao colapso do prédio com pequenos ferimentos.
No domingo, o adolescente Muhammet Kalem, 16, também foi resgatado vivo. Ele disse que sobreviveu seis dias sem água e sem comida porque conservou sua energia dormindo a maior parte do tempo. O outro desafio foi o frio, devido ao inverno rigoroso na região.
Após o colapso do edifício, 29 pessoas foram salvas, mas, desde terça-feira, não haviam sido encontrados sobreviventes.
Autoridades disseram que a má qualidade da construção provocou o desabamento. Dois construtores estão presos. Em 1999, empresários de construção também foram criticados pela destruição causada por um terremoto, que matou 18 mil.
As equipes de resgate acreditam que mais 12 pessoas ainda estejam soterradas, mas não têm esperança de achar sobreviventes. O prédio desabou na hora do jantar durante um feriado muçulmano em que as famílias costumam receber visitas.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Caribe: Rebeldes haitianos já controlam 11 cidades
Próximo Texto: Oriente Médio: Cai o apoio à violência entre os palestinos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.