São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Blair critica "vitimização" dos alemães

DA REDAÇÃO

Um dia após o presidente alemão, Horst Koehler, ter destacado em um discurso a magnitude do sofrimento dos alemães durante a Segunda Guerra Mundial, o jornal alemão "Bild" publicou uma entrevista do premiê britânico, Tony Blair, na qual ele diz que os alemães não devem se entregar a uma "cultura da vitimização".
Blair disse ser compreensível o fato de os alemães associarem o período da guerra a fome e sofrimento. "Mas isso não deve significar o cultivo de uma "cultura da vitimização". A Alemanha foi a responsável pela eclosão da guerra", disse.
Assunto pouco mencionado por décadas, o sofrimento dos alemães na guerra vem ganhando destaque em uma leva recente de livros e programas de TV na Alemanha. Críticos do fenômeno afirmam que isso pode acabar atenuando a responsabilidade da Alemanha nazista por uma guerra em que suas forças espalharam enorme sofrimento pela Europa.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Exército soviético libertou Europa, diz Putin
Próximo Texto: Em festa, diplomatas tratam de Oriente Médio, Coréia do Norte e UE
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.