São Paulo, Segunda-feira, 10 de Julho de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pub é segredo bem guardado

DE NOVA YORK

Quando os jazzistas cansam de tocar para turistas brancos em lugares como o Apollo Theatre e o Lenox Lounge, vão para o coração negro do Harlem. Principalmente se for segunda-feira, quando é dia de jam session. É o St. Nick's Pub, um corredorzinho encravado há 50 anos na esquina da avenida St. Nicholas com a rua 149, o mais bem guardado segredo do bairro.
Numa segunda-feira recente, por exemplo, o saxofonista virtuoso James Carter entrou na fila três vezes durante a noite, uma delas para solar em "Song for My Father", de Horace Silver.
Vem o intervalo, e o MC anuncia as atrações da noite -em geral, ninguém que você já tenha ouvido falar. Podem ser os irmãos Hill, dupla de vocalistas das antigas, de brilhantina no cabelo e lamê no paletó. Ou a cantora Jenniffer Jones, de vozeirão.
A coisa toda é conduzida pelo Sugar Hill Quartet, ultracompetente, que recebe os convidados e organiza a bagunça. No final, ali pelas quatro da manhã, você caiu na simpatia dos locais e já pode frequentar a fila no fundo da casa.
É onde fica o fogão com a comida dos músicos, de culinária cajun, servida de graça aos que resistiram à noite de jazz. (SD)


Texto Anterior: Movimento literário revelou bairro
Próximo Texto: Panorâmica: Falha não reduz necessidade de escudo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.