São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornalista francês é preso pelo Taleban

DA REDAÇÃO

Um jornalista francês foi detido pela polícia do Taleban, regime extremista islâmico que controla a maior parte do Afeganistão, após entrar no país disfarçado de mulher, junto com dois acompanhantes paquistaneses.
A prisão de Michel Peyrard, da revista francesa "Paris Match", aconteceu a cerca de 35 km de Jalalabad, uma das mais importantes cidades para do Taleban. Segundo os afegãos, o jornalista estava espionando o país.
No fim de setembro, a repórter britânica Yvonne Ridley, da publicação londrina "Sunday Express", foi presa de maneira semelhante. O Taleban a acusava de trabalhar para o serviço secreto do Reino Unido. O seu envolvimento com espionagem não foi confirmado. Ela foi solta anteontem e enviada ao Paquistão.
Peyrard avisou à revista na segunda-feira de suas intenções de ingressar no país. Ele teria entrado anteriormente no Afeganistão. Segundo a revista, Peyrard não é agente secreto. Sua libertação já estaria sendo negociada.
Oito estrangeiros continuam presos pelo Taleban, sob a acusação de tentar difundir o cristianismo, e podem ser condenados à pena de morte.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Medo e raiva crescem em Cabul
Próximo Texto: Ajuda dos EUA inclui comida e propaganda
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.