São Paulo, quinta-feira, 10 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

ORIENTE MÉDIO

Incursão de tropas de Israel em Gaza mata dois adolescentes e faz 18 feridos

DA REDAÇÃO

Dois jovens palestinos morreram e cerca de 18 pessoas ficaram feridas ontem durante incursão de tropas de Israel em Rafah, ao sul da faixa de Gaza. Uma das vítimas, segundo moradores locais, tinha 16 anos. A outra, uma menina entre 11 e 13.
Testemunhas palestinas disseram que os soldados abriram fogo contra uma multidão que atirava pedras e bombas de fabricação caseira contra eles.
O Exército israelense afirmou que tropas que faziam uma patrulha de rotina na fronteira com o Egito responderam a tiros de militantes.
A região já vivia uma escalada de violência após ataque de Israel com um míssil em Khan Younis contra integrantes do Hamas, na segunda-feira, ter matado 16 pessoas e ferido 80. Autoridades palestinas disseram que a ação foi um massacre, enquanto o premiê israelense, Ariel Sharon, classificou a operação como um "sucesso" na "guerra contra terroristas".
O ministro da Defesa israelense, Binyamin Ben-Eliezer, anunciou ontem campanha para remover assentamentos embrionários instalados por colonos judeus na Cisjordânia. Soldados foram enviados para desmantelar três desses "assentamentos" - algumas casas pré-fabricadas erguidas no topo de colinas dos territórios palestinos. O Exército espera desmantelar outras 24 dessas colônias e deve enfrentar resistência dos moradores.


Texto Anterior: Turquia é excluída por problemas estruturais
Próximo Texto: EUA: Pentágono assume testes químicos e biológicos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.