São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País realiza exercício militar no golfo Pérsico

DA REDAÇÃO

Centenas de veículos militares norte-americanos participaram de treinamentos ontem no deserto do Kuait. Com a fronteira iraquiana a menos de 50 km do local, o aviso ao ditador do Iraque, Saddam Hussein, parecia claro.
Os exercícios militares no Kuait -acompanhados de treinamentos no Qatar que simulam uma guerra total- têm como objetivo preparar as tropas norte-americanas para a provável guerra, além de transmitir uma advertência ao Iraque caso não respeite as exigências internacionais e destrua suas supostas armas de destruição em massa.
Com mais de 12 mil soldados norte-americanos no Kuait, e mais a caminho, esse país será uma importante base para os ataques no que os soldados já denominam a "Segunda Guerra do Golfo".
Cerca de 60 mil soldados, fuzileiros navais, marinheiros e pilotos, assim como cerca de 200 caças, estão próximos à região. No Kuait, além dos soldados, há 24 helicópteros de combate Apache e equipamentos pesados para duas brigadas armadas.
Se houver uma invasão ao Iraque, ela será liderada pelo general Tommy Franks, que comanda os exercícios.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque na mira: EUA obtêm acesso irrestrito ao dossiê iraquiano
Próximo Texto: América Latina: Dissidente é preso novamente em Cuba
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.