São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai infecção de bebês no Brasil

DA REDAÇÃO

Desde o início da epidemia de Aids no Brasil, cerca de 5.000 crianças contraíram o HIV através da mãe e 30 mil ficaram órfãs. Mas a transmissão vertical do vírus vem diminuindo desde 1998, quando o Ministério da Saúde passou a oferecer tratamento gratuito para todos os soropositivas, inclusive para as gestantes.
Estima-se que a cada ano 12 mil brasileiras infectadas pelo HIV fiquem grávidas. No ano passado, 4.500 gestantes receberam tratamento por saberem que portavam o vírus. Para atender o maior número possível de gestantes soropositivas, o Ministério da Saúde introduziu no ano passado um programa incentivando os municípios a oferecer o teste do HIV a todas as mulheres grávidas no acompanhamento pré-natal e tornou obrigatória a notificação do HIV em gestantes.
O SUS também oferece testes de HIV antes do parto para as mulheres que não fizeram o pré-natal. Uma alta dosagem de AZT na hora de dar à luz ajuda a diminuir o risco de infecção. No ano passado, foram registrados 99 casos de transmissão vertical do HIV. O Brasil tem 540 mil soropositivos. Desses, 90 mil já estão doentes. (MD)


Texto Anterior: Mãe adotiva luta pelo fim do estigma da doença
Próximo Texto: Colisão no mar: Submarino dos EUA afunda barco do Japão no Havaí
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.