São Paulo, sábado, 11 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ATENTADO
Autoridades suspeitam de separatistas curdos
Explosão fere nove turistas na Turquia

das agências internacionais

A explosão de uma bomba no centro turístico de Istambul (Turquia) deixou nove pessoas feridas ontem. O atentado, de autoria desconhecida até a noite de ontem, ocorreu em um parque próximo à Mesquita Azul, um dos pontos que atraem mais visitantes na cidade.
Três dos nove feridos eram turistas estrangeiros -dois indianos e um neozelandês. Segundo médicos do hospital onde eles foram atendidos, os ferimentos não foram graves. Eles disseram que a pior lesão foi uma perna fraturada.
As suspeitas das autoridades turcas recaem sobre os separatistas curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que já assumiu a autoria de outros ataques semelhantes.
Restos do explosivo encontrados no local deram indícios de que a bomba era de fabricação caseira -outra característica que reforça a suspeita do governo sobre os militantes curdos.
Conflito nas montanhas
As forças de segurança turcas disseram ter matado ontem sete militantes do PKK nas montanhas próximas ao balneário mediterrâneo de Antalya. Um policial foi baleado e estava fora de perigo.
Os conflitos costumam ocorrer no sudeste do país, na fronteira com o Iraque.
Os curdos enfrentam o Exército turco em sua luta pela independência do Curdistão. Mais de 27 mil pessoas já morreram em 13 anos de conflito.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.