São Paulo, sábado, 11 de abril de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PÓS-DITADURA

Presidente do Chile elogia "absolvição' de Pinochet

das agências internacionais

O presidente chileno, Eduardo Frei, sente-se "satisfeito" com o fracasso da acusação constitucional contra o ex-ditador Augusto Pinochet, de acordo com o parlamentarista Roberto León.
A acusação feita a Pinochet de ser responsável por atentados à segurança e à honra do país nos anos em que esteve à frente do Exército (de 1990 a março deste ano), foi rejeitada pela Câmara dos Deputados, anteontem, por 62 votos a 52.
A vitória do ex-ditador Pinochet, atualmente senador vitalício, foi possível devido ao apoio de membros do Partido Democrata Cristão (PDC), o mesmo de Frei.
O presidente se reuniu com os deputados que se opuseram à acusação e agradeceu a posição na votação. "Reconheceu nossa coragem e disse que no futuro tanto o partido como o país saberão valorizar nossa atitude", afirmou León, um dos líderes do PDC.
Frei havia criticado a acusação por sua escassa base jurídica e, também, pelo risco de novas tensões com as Forças Armadas num momento em que a saída de Pinochet do comando do Exército marca a fase final da transição do Chile à democracia.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.