São Paulo, segunda-feira, 11 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

McVeigh pretende recitar um poema antes da execução

DE NOVA YORK

"Não importa quão estreita a porta/Quão cheio de punições o papel/Eu sou o dono de meu destino/Eu sou o capitão de minha alma." Essas devem ser as últimas palavras de Timothy McVeigh hoje, antes de ser executado. É o final do poema "Invictus", do vitoriano William Ernest Henley (1849-1903).
Ele tem direito a um pedido final e às últimas palavras. A execução vem seguindo um detalhado protocolo de 54 páginas, preparado pelo Escritório de Prisões Federais em 1994.
De acordo com as regras, ontem pela manhã o prisioneiro foi transferido de sua cela original para a ante-sala da câmara de execução, sempre na penitenciária de Terre Haute.
A ante-sala tem chuveiro, sanitário, cama e mesa de metal. McVeigh pôde trazer a Bíblia, quatro fotografias, uma revista, um jornal e um caderno. Um vídeo da transferência, mostrando uma figura séria mas bem disposta, foi divulgado ontem. Depois disso, Timothy pôde escolher sua última refeição em qualquer restaurante da cidade, desde que a conta fosse de até US$ 20, sem direito a álcool.
A partir daí, só poderia receber visitas de parentes e de "conselheiros espirituais". O escolhido foi o padre católico Ron Ashmore, que disse que leria uma passagem da Bíblia.
Hoje, às 6h30 (8h30 de Brasília), McVeigh será revistado, levado à câmara de execução e amarrado à maca. Trinta testemunhas, entre parentes, jornalistas e representantes do governo, ocuparão as três salas cuja vista é a câmara.
Dentro, só o diretor da penitenciária, um delegado federal e os executores. Durante todo o processo, estarão ao alcance do diretor dois telefones. Um é ligado diretamente ao presidente George W. Bush e outro ao ministro da Justiça, John Ashcroft. Só os dois podem cancelar ou adiar a execução até o último minuto. Mas é pouco provável que isso aconteça.
Às 6h58, o diretor lerá a ordem oficial do juiz e mandará que os executores injetem os líquidos na máquina de injeção. Entre 7h05 e 7h07, McVeigh estará morto. (SD)


Texto Anterior: Justiça: EUA executam hoje Timothy McVeigh
Próximo Texto: Ex-soldado lamenta as mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.