São Paulo, terça-feira, 11 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

The Washington Post - de Washington

Bush proporá doutrina de "primeiro golpe'

Os EUA devem estabelecer uma nova doutrina de segurança nacional, que incluiria a adoção de ações de "primeiro golpe" contra Estados que disponham de armas de destruição em massa. A informação foi dada pelo jornal "The Washington Post", citando fontes da administração.
O "Post" se refere a "ações preventivas" e "intervenções defensivas" como os principais conceitos adotados na doutrina estratégica, que seria estabelecida pelo CSN (Conselho de Segurança Nacional) e, segundo o diário, divulgada depois de setembro deste ano.
Washington não excluiria também a possibilidade de utilização -como "último recurso"- de seu arsenal nuclear, principalmente se o objetivo fosse alcançar depósitos subterrâneos de armas químicas e biológicas.
No dia 1º de junho, o presidente George W. Bush disse, na academia militar de West Point, que não aceitaria que "ditadores desequilibrados" desenvolvessem armas químicas, biológicas ou nucleares e as dêem a terroristas.
Especialistas afirmam que a declaração de Bush poderia, na linha da nova doutrina, estar dirigida ao ditador Saddam Hussein -apesar de ele não ser mencionado diretamente- e justificaria um futuro ataque ao Iraque.



Texto Anterior: Comentário: Justiça impedida
Próximo Texto: "Bomba suja" causa mais pânico que vítimas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.