São Paulo, segunda-feira, 11 de julho de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA planejam saída de tropas, diz documento

DA REDAÇÃO

Segundo um memorando do governo britânico que vazou para a imprensa do país, os EUA já possuem planos para a retirada, no período de um ano, de mais da metade de suas tropas atualmente estacionadas no Iraque.
O documento, publicado ontem pelo jornal britânico "Daily Mail", revela que Washington planeja cortar de 140 mil para cerca de 66 mil o número de suas tropas no país até meados do ano que vem.
O ministro da Defesa britânico, John Reid, não contestou a autenticidade do documento, mas disse que ele expressa apenas um "planejamento prudente" para um dos cenários possíveis e que nada ainda está decidido.
É a primeira vez que se divulga um cronograma aproximado de retirada das tropas do Iraque. A não-divulgação de cronogramas oficiais sobre a retirada deve-se, segundo o presidente dos EUA, George W. Bush, ao fato de que isso poderia encorajar a insurgência.
Segundo o presidente, as tropas ficarão no país o tempo que for necessário, mas os iraquianos deverão assumir a manutenção da segurança do país o mais breve possível.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque sob tutela: Atentados matam ao menos 57 no Iraque
Próximo Texto: Artigo: Alemanha e Israel: 40 anos de relação amigável e estreita
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.