São Paulo, sábado, 11 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Powell diz que paz só avança sem Arafat

DA REDAÇÃO

O secretário de Estado americano, Colin Powell, disse ontem que, para que o processo de paz no Oriente Médio avance, é preciso tirar poderes de Iasser Arafat, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP).
Em entrevista à agência de notícias Associated Press, Powell afirmou que a ANP precisa de um primeiro-ministro com poderes, o que demandaria reduzir a força de Arafat.
Apesar de estar sendo questionado por muitos palestinos, Arafat ainda é o líder com maior popularidade e mantém-se firme no controle da ANP. Na última quarta-feira, o premiê palestino, Ahmed Korei, mais uma vez ameaçou pedir demissão do cargo, como forma de pressionar Arafat a ceder parte de seu poder.
Korei e outras lideranças palestinas querem que Arafat abdique de parte do controle das forças de segurança e concorde com a realização de reformas na ANP visando combater a corrupção dentro da organização. Como forma de aplacar as críticas, Arafat admitiu há cerca de três semanas que seu governo cometeu erros e prometeu realizar reformas. Porém, como em ocasiões anteriores, não especificou os erros cometidos e não tomou medidas práticas contra a corrupção em seu governo.
O Exército israelense matou ontem três palestinos no campo de Jabalya, em Gaza. O grupo extremista Hamas disse que um dos mortos pertencia a seus quadros.


Com agências internacionais


Texto Anterior: América Latina: Foto obtida no Rio cita "área ideal" de ataque
Próximo Texto: Indonésia: Polícia diz ter a imagem dos dois terroristas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.