São Paulo, sábado, 11 de novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC ironiza demora na apuração

DANIELA NAHASS
ENVIADA ESPECIAL A SETE LAGOAS (MG)

O presidente Fernando Henrique Cardoso ironizou ontem a demora na apuração do resultado da eleição presidencial nos EUA ao citar as eleições municipais deste ano no Brasil como um exemplo de que o país "caminha dentro do espírito da ordem democrática".
"Não gosto nem de falar disso agora, porque o exemplo do vizinho mais próximo e mais poderoso mostrou que nem lá foram capazes de apurar tão depressa os votos como nós aqui. Estamos avançando", disse o presidente, durante cerimônia de inauguração da fábrica da Fiat em Sete Lagoas (MG).
"São 100 milhões de eleitores que votam, e no dia seguinte não há ninguém fazendo demandas como havia no passado, porque a transparência é total", disse o presidente.

Velocidade
O resultado do primeiro turno da votação dos mais de 5.000 municípios brasileiros saiu parcialmente em 48 horas.
No segundo turno, os resultados foram ainda mais rápidos. Os prefeitos eleitos no Brasil foram conhecidos no mesmo dia da votação.
Os votos dos eleitores norte-americanos estão sendo recontados por causa da pequena diferença de votos obtidos pelos candidatos George W. Bush e Al Gore na Flórida.
O complexo sistema eleitoral norte-americano e a indefinição do resultado da votação no Estado estão sendo alvo de ironias e críticas em todo o mundo.


Texto Anterior: Política divide avenida de Palm Beach
Próximo Texto: Oriente Médio: Israel mata 4 palestinos em outro "Dia da Fúria"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.