UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Congressistas pedem demissão de Rumsfeld

DA REDAÇÃO

Um grupo de 26 deputados do Partido Democrata (oposição) deu entrada ontem em uma resolução que pede ao presidente George W. Bush a demissão de Donald Rumsfeld, secretário da Defesa dos EUA.
"Esta resolução deve oficializar aquilo em que muitos congressistas já acreditam: que os soldados [americanos] no Iraque e a política externa americana ganharão muito com a saída de Donald Rumsfeld", disse o deputado Charles Rangel, de Nova York.
Rumsfeld, um dos principais defensores da Guerra do Iraque dentro do governo Bush, goza de enorme prestígio com o presidente. Entretanto, diante das dificuldades encontradas pelos americanos na ocupação, sua performance na Defesa se tornou um grande alvo de críticas tanto fora quanto dentro do Partido Republicano.
"O primeiro passo para trazer nossos soldados de volta para casa é mandar Donald Rumsfeld para casa", declarou Rangel.
A resolução proposta pelos democratas afirma que o secretário enganou o público americano sobre os progressos na guerra e na ocupação, enviando forças dos EUA ao Iraque "sem planejamento adequado e sem equipamento suficiente" e "demonstrando uma total falta de sensibilidade" em seus comunicados sobre a guerra e as baixas americanas."
Analistas acreditam que a resolução dificilmente será votada antes do recesso pedido pelos deputados, no fim de novembro. O Congresso, além de ser dominado pelo Partido Republicano, está profundamente dividido em suas opinião a respeito da guerra.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Iraque ocupado: Bremer prevê aumento de ataques a soldados
Próximo Texto: Oriente Médio: Palestinas fazem ato contra ANP; Israel expulsa 1
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.