UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU diz não ter prova de arma nuclear iraniana

DA REDAÇÃO

A AIEA, agência nuclear da ONU, declarou não ter achado provas de que o Irã esteja tentando desenvolver armas nucleares, como acusam os EUA, mas citou falhas por parte de Teerã e disse não estar claro se o propósito do país se limitaria à obtenção de uma fonte alternativa de energia, como afirma o governo.
Um relatório da AIEA enviado ontem a seu conselho diretor diz que Teerã omitiu parte de sua atividade nuclear e, com isso, abriu espaço para suspeitas sobre suas intenções. Entretanto, afirma, o governo iraniano tem cooperado com as inspeções conduzidas pela agência no país desde setembro.
"Com base em todas as informações disponíveis atualmente, está claro que o Irã falhou em cumprir suas obrigações em uma série de ocasiões durante um período extenso de tempo", diz o relatório, assinado pelo diretor da agência, Mohamed El Baradei.
Teerã teria admitido que produziu uma pequeno quantidade de plutônio, material que pode ser usado em bombas nucleares, e montou uma unidade de enriquecimento de urânio. "Mas, até agora, não há provas de que as atividades e materiais nucleares não declarados previamente [...] tenham relação com um programa de armas nucleares", diz o documento, cujo teor foi divulgado por membros da agência.
No próximo dia 20, a AIEA promoverá uma reunião para avaliar o caso iraniano e determinar se o país está ou não violando o Tratado de Não-Proliferação Nuclear. Se determinado que sim, o Conselho de Segurança da ONU poderia impor sanções contra Teerã.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Al Qaeda foi dissolvida, diz consultoria de risco
Próximo Texto: Incidente: Chilenos espionam em consulado argentino
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.