São Paulo, quarta-feira, 12 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo de Allawi paga propina a jornalistas

DO "FINANCIAL TIMES"

O grupo eleitoral liderado por Ayad Allawi, premiê interino iraquiano, deu dinheiro a jornalistas árabes em troca de uma cobertura extensiva de suas entrevistas coletivas, numa atitude que lembrou os tempos do ex-ditador Saddam Hussein e seu partido, o Baath.
Após uma reunião organizada em Bagdá, repórteres de veículos árabes receberam um "presente" -uma cédula de US$ 100 dentro de um envelope.
Muitos jornalistas aceitaram a propina, que equivale à metade do salário de um jovem repórter iraquiano. Um deles relembrou, brincando, que o regime de Saddam também esbanjara dinheiro assim com seus repórteres favoritos.
Allawi não estava presente, mas Hussein al-Sadr, um clérigo xiita que disputará a eleição, usou o encontro para atacar os adversários da Aliança Unida Iraquiana -que conta com apoio de 27% dos eleitores de regiões de maioria xiita, contra 22% do grupo de Allawi, segundo pesquisa.
O grupo de Allawi, cuja campanha acentua a reconstrução das Forças Armadas, está explorando sua reputação de homem forte e do desejo de estabilidade.


Texto Anterior: Franceses narram contato com seqüestradores
Próximo Texto: Prisioneiro de Abu Ghraib diz que americano se divertia ao torturar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.