São Paulo, sábado, 12 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA
Fujimori tenta terceiro mandato presidencial em abril
Eleição no Peru não será "livre e justa", diz estudo americano

das agências internacionais

Observadores de duas entidades norte-americanas, o Centro Carter e o Instituto Democrático Nacional, divulgaram um documento ontem no qual afirmam que não há condições para que ocorram eleições "livres e justas" no Peru.
O país terá eleições gerais no dia 9 de abril. O presidente Alberto Fujimori, beneficiado por mudanças na Constituição, vai tentar se eleger para o terceiro mandato consecutivo.
O documento registra "preocupação" dos organismos em relação às manobras políticas e legislativas realizadas com a intenção de permitir nova reeleição de Fujimori.
O documento é o resultado de observações feitas por uma comissão das duas entidades que esteve no Peru durante a última semana.
O grupo ouviu candidatos, funcionários do governo, autoridades dos órgãos eleitorais, empresas de pesquisas e órgãos de imprensa.
"O processo eleitoral peruano não cumpre com modelos internacionais para poder ser qualificado como democrático", diz o documento.
Entre os problemas apontados, estão a manipulação da mídia, a dificuldade de acesso de todos os candidatos aos meios de comunicação de massa e o abuso de recursos públicos.
As entidades também pediram que as estações de TV do país vendam espaços publicitários para todos os candidatos, sem discriminação, e requisitaram maior empenho do governo em aumentar a transparência da administração eleitoral.


Texto Anterior: Ásia: Timor pede maior presença do Brasil
Próximo Texto: África: Ataque a escola mata 14 crianças no Sudão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.