São Paulo, quinta, 12 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÁFRICA
Eles tentavam fugir do conflito no país
Refugiados de Serra Leoa morrem no mar

das agências internacionais

Cerca de 50 refugiados morreram afogados ao fugirem de bata- lhas em Serra Leoa, país do oeste africano imerso em uma guerra civil que se acentuou neste mês.
A Nigéria, potência regional, age no conflito com uma força de paz -na verdade uma tropa de intervenção contra a junta militar que governo Serra Leoa.
Fugas em massa da população civil, em meio ao fogo cruzado, têm sido comuns no país.
No incidente de ontem, segundo testemunhas, mais de cem pessoas (homens, mulheres e crianças) tentavam atingir a vizinha Guiné. Barcos ainda procuram sobreviventes ontem.
As Nações Unidas disseram ontem que mais de 1.400 pessoas já conseguiram chegar à Guiné. A viagem leva mais de 12 horas, em condições precárias, mas apesar disso, segundo a ONU, os refugiados estão em bom estado.
O regime militar nigeriano quer a restituição do presidente deposto Ahmad Tejan Kabbah. Ontem, a Nigéria fez um novo apelo por negociações, condicionando-as à volta de Kabbah.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.