São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina elege 3 dos italianos no exterior

DE BUENOS AIRES
DA REDAÇÃO


Na acirrada disputa pelas cadeiras do Senado italiano, os votos de cidadãos italianos residentes na América do Sul elegeram Mirella Giai, da cidade argentina de Rosário. "Estou muito feliz. Tivemos 19 mil votos, apresentando uma proposta realista de trabalho."
Ela se candidatou pelo bloco de centro-esquerda liderado por Romano Prodi e é presidente da associação de italianos do Piemonte em Rosário, onde vive desde 1951.
O outro senador da região também saiu da Argentina. Trata-se do empresário Luis Pallaro, de Buenos Aires, pela chapa da Associação Italiana na América do Sul, que não é ligada a nenhum dos blocos políticos da Itália.
Mas Pallaro afirmara que apoiaria quem ganhasse nas urnas -ou seja, seria mais uma cadeira para Prodi. "É saudável ter alternância de poder", declarou.
Na Argentina vivem cerca de 600 mil italianos e descendentes -de 900 mil de toda a América do Sul. A campanha contou com spots de TV e cobertura de imprensa. É a segunda comunidade do mundo fora da Itália. Só perde para a da Alemanha. Também foram eleitos nas chapas de Giai e Pallaro dois deputados, uma venezuelana e um outro argentino.

Sem eleitos no Brasil
Nenhum dos italianos residentes no Brasil ou brasileiros que também tenham nacionalidade italiana havia sido eleito até ontem nas eleições parlamentares da Itália. Pelos últimos dados disponíveis no início da noite, faltava apurar três urnas originárias do Brasil para a Câmara dos Deputados e uma urna para o Senado.
Com 62.599 votos para deputado em urnas brasileiras, a chapa independente da Associação Italiana na América do Sul havia obtido 40,7%, seguida do bloco de centro-esquerda, de Romano Prodi, com 29,5%.
As duas chapas também lideravam nos 54.398 votos já apurados para o Senado, com respectivamente 37,6% e 29,7%.
A Força Itália, do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, recebeu 9,1% votos apurados à Câmara e 14,3% ao Senado.


Texto Anterior: Saiba mais: Bloco promete sair do Iraque e baixar imposto
Próximo Texto: O vencedor: Discrição é a marca do acadêmico Prodi
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.