São Paulo, domingo, 12 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Árabes fazem minicúpula no Egito

DA REDAÇÃO

O presidente egípcio, Hosni Mubarak, iniciou conversações ontem com seu colega sírio, Bashar al Assad, sobre a crise no Oriente Médio e como retomar as negociações de paz com Israel. O príncipe-herdeiro saudita, Abdullah, também participou do encontro, no balneário egípcio de Sharm el-Sheik.
É o primeiro encontro de Abdullah com líderes árabes desde a sua reunião com o presidente dos EUA, George W. Bush, no Texas, no mês passado.
Diplomatas disseram que, no encontro com Bush, ficou decidido que os EUA pressionariam Israel pela retomada das negociações de paz, enquanto Abdullah coordenaria as ações no mundo árabe com o mesmo objetivo, incluindo exercer pressão sobre o líder palestino, Iasser Arafat, a conter ações terroristas contra Israel.
Mubarak disse que o encontro serviria para "coordenar futuros passos no processo de paz".
Os três líderes discutiriam a convocação de uma conferência internacional de paz entre árabes e israelenses, proposta pelos EUA, com o apoio da União Européia, da Rússia e da ONU.
Israel disse que aceita participar, mas que quer excluir Arafat das negociações. Os árabes receberam friamente a proposta.
A Liga Árabe aprovou em março, em encontro de cúpula em Beirute, proposta saudita que prevê a devolução das áreas ocupadas por Israel na guerra de 1967 -Gaza, Cisjordânia e Jerusalém Oriental, além das colinas do Golã (Síria)- em troca de uma paz global entre o Estado judeu e o mundo árabe.


Com agências internacionais



Texto Anterior: Oriente Médio: Belém limpa igreja; ação em Gaza é suspensa
Próximo Texto: Diplomacia: Relações entre EUA e Brasil enfrentam crise
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.