UOL


São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PESQUISA

Ator evita falar sobre o seu programa de governo

Schwarzenegger lidera corrida para governador da Califórnia

Mark Mainz/France Presse
O ator Schwarzenegger visita colônia de férias em Nova York


ROBERTO DIAS
DE NOVA YORK

Se a eleição da Califórnia ocorresse hoje, o ator Arnold Schwarzenegger provavelmente se tornaria o novo governador do mais rico Estado dos EUA, segundo pesquisa do instituto Gallup.
O levantamento revela que quase dois terços dos eleitores querem a saída do atual ocupante do cargo, o democrata Gray Davis, e que o nome preferido para seu lugar é o do ator, que concorre pelo Partido Republicano.
Entre os eleitores que disseram pretender votar em 7 de outubro, 64% acham que Davis deve ser retirado do posto -bem mais que os 50% necessários para encerrar o seu mandato. Caso a maioria de fato vote contra o governador na parte plebiscitária da cédula, passa a valer a segunda pergunta da eleição da Califórnia, que apontaria então o substituto.
Segundo a pesquisa, 24% dos californianos que pretendem ir às urnas disseram ter "grande chance" de votar em Schwarzenegger, que lidera com folga o primeiro levantamento a divulgado após o final das inscrições, no sábado.
Os números do Gallup, apurados na semana passada, trazem em segundo lugar, com 11%, outro republicano, Richard Riordan, que desistiu na reta final e passou a apoiar Schwarzenegger.
Depois vem o atual vice-governador da Califórnia, o democrata Cruz Bustamente, com 8%. Sua candidatura é fruto de uma cisão do partido, que não conseguiu chegar a acordo para concentrar energias para salvar o mandato de Davis ou apostar em uma alternativa de peso.
Outro nome famoso que pretende concorrer é o criador da revista "Hustler", Larry Flynt, que aparecem em sexto lugar.
O Gallup perguntou ainda como os eleitores viam a iniciativa de Schwarzenegger. Quase três quartos (73%) disseram considerá-la uma candidatura séria. Outros 23% a classificaram como "uma piada". Já 69% disseram acreditar que o ator tem qualidades para o cargo, e 79% têm opinião favorável sobre ele.
Schwarzenegger, porém, vem sendo criticado por não apresentar seus planos de governo, e sua aparição num evento ontem em Nova York não melhorou o cenário. Ele evitou falar com a imprensa e discursou sobre generalidades. "Meu segredo é ter grandes sonhos", afirmou.


Texto Anterior: Reino Unido: Começa investigação do caso Kelly
Próximo Texto: Pesquisa: Argentina se divide sobre extradições
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.