São Paulo, Domingo, 12 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUROPA
Premiê turco participa de encontro
Turquia comemora o convite da UE

das agências internacionais

A Turquia comemorou ontem o convite para entrar na União Européia. O premiê turco, Bulent Ecevit, viajou para Helsinque (Finlândia) para participar da reunião de cúpula da UE.
"Agora está entendido que não pode haver uma Europa sem a Turquia e uma Turquia sem a Europa", disse Ecevit antes de partir.
O acordo para o convite foi selado anteontem à noite, após o enviado da UE, Javier Solana, ir a Ancara para explicar os detalhes do convite. Para entrar de fato na UE, a Turquia terá de melhorar sua política de direitos humanos, permitir maior liberdade de imprensa e chegar a entendimentos com a Grécia (que já faz parte da UE) sobre disputa territorial, entre outras exigências.
Analistas dizem que a entrada da Turquia no bloco pode levar mais de dez anos. Mas Ecevit espera acelerar o processo. "Nossa preparação ocorrerá muito mais depressa do que o esperado."
Os jornais turcos comemoraram o convite. "O primeiro candidato muçulmano", disse a manchete do "Hurriyet".


Texto Anterior: Clandestino: Oviedo afirma que está no Paraguai
Próximo Texto: Guerra: Governo russo adia ultimato a Grozni
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.